domingo, 26 de outubro de 2008

Rotina e.... cenas... Whatever

Ouço muita gente que se queixa da rotina... "estou farto da rotina"... "Saia da rotina"...

Gosto sempre de ir ver definições ao dicionário.
Entre outras definições rotina tem esta: hábito de fazer as mesmas coisas ou sempre da mesma maneira;

O nosso dia pode ser mais ou menos rotineiro, mas a rotina existe sempre, por mais que se fuja dela. Senão vejamos, todos os dias acordamos (considerando que estamos vivos e salvo raras excepções de "directas"), todos os dias adormecemos. Todos os dias temos que comer para nos alimentar. Todos os dias temos que respirar para sobreviver. Todos os dias temos que pensar e tomar decisões, quanto mais não seja tomar a decisão que hoje não decido nada.

Nas férias temos as nossas rotinas e podemos considerar que a falta de rotina é uma rotina... Que confusão!!!! Rotina, rotina, rotina... A palavra já começa a perder o significado de tantas vezes que a uso.

Rotina sugere roto... muito provavelmente não tem nada a ver mas convém não ir rompendo sempre nos mesmos sítios para não causar ferida. Ou então ganhamos calo e ficamos resistentes à rotina...

E então hoje decido que não decido nada. Deixo a vida decidir por mim. Vou seguindo o meu rumo, vou para a faculdade, estudo, deixo-me levar pelas emoções, pelos meus valores. Sou o que sou. Sou a minha rotina. Ela me controla, ela me guia. Se a altero, deixo a rotina, mas logo pego outra, quanto mais não seja pelo facto de todos os dias tentar mudar alguma coisa, por mais voltas que isso dê podemos sempre considerar uma rotina.

É engraçado. A definição das palavras vai até onde as quisermos levar por vezes. Este é um dos casos. Ninguém estabeleceu um limite para o que é uma rotina. Eu defino a minha definição de rotina. Portanto se eu quiser considerar que tudo é uma rotina eu posso considerar. E por mais que tenhas a tua opinião e eu a minha podemos estar ambos certos. Nada na lei diz que a definição de rotina é: ....... Seja o que for.

Dá vontade que por vezes as coisas estivessem definidas à partida, que não tivéssemos de ser nós a defini-las. Ter uma opinião não é algo fácil. Dar uma definição nossa a algo tão complexo como a rotina não é fácil. Mas hoje tomei a minha decisão. Rotina é aquilo que eu quiser que ela seja. Então aqui vai a minha definição de rotina, eu que gosto de fazer analogias, deixo-vos com mais uma.

A vida é um comboio, com muitas carruagens ligadas. Ele pode seguir inúmeros caminhos, ou até pode andar em círculos. Nós estamos numa carruagem. Essa carruagem é a rotina. Podemos sair dessa carruagem e, por breves instantes, estar entre uma carruagem e outra, mas é perigoso e eventualmente vamos ter de passar para a outra carruagem ou então acabar por voltar para onde estávamos, nas sempre estaremos numa rotina. E mesmo que estejamos sempre a mudar de carruagem. Criamos rotinas dentro de rotinas....

Todas as coisas podem ser tão simples ou tão complicadas como as quisermos colocar. Eu tenho tendência para as complicar. De sempre meter mais e mais variáveis na equação. E a minha cabeça não pára. E não pára e não pára.

Que post confuso e cheio de... do que não interessa. De ideias perdidas. De coisas soltas. Do que é e não é e que pode ser ou talvez não. Tanto tempo sem deitar as ideias cá p'ra fora dá nisto. É como deixar uma torneira fechada muito tempo. Depois quando abrimos vem a água suja e porca, cheia de impurezas. Temos de deixar a água correr para finalmente vir a água mais limpa. Este post foi um bocado de água suja na esperança de vir água limpa que possa ser tirada com regularidade para não deixar a torneira enferrujar. Mas mesmo a água suja pode ter a sua utilidade. Sempre podemos poder tirar uma lição dela. Quanto mais não seja que não vale a pena perder 10 minutos do dia a ler as baboseiras de um qualquer blog. Ou então que vale. Mas isso já deixo ao vosso critério.

E deixo também um pedido. Como às vezes o que me falta é ter sobre o que escrever, por favor, ponham ideias acerca do que querem que fale, como querem que ponha o visual deste blog, a sua orientação. Dêem-me ideias, votem, digam de vossa justiça. Para que vos consiga dar um bocadinho de mim e vos consiga entreter ;)

Obrigado pela atenção!