quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Casais homossexuais - Casamento e Adopção

Não, ninguém aqui vai falar de adoptar casais homossexuais. A ideia é "discutir" a adopção de crianças por parte de casais homossexuais. E o casamento dos homossexuais.

Bom, alguns casais homossexuais, ou mesmo muitos deles, já vivem juntos na mesma casa no que se chama de união de facto. Da maneira que o significado do casamento (civil) foi levado aos dias de hoje, a celebração do casamento aos olhos da lei não é muito mais do que o contracto celebrado entre duas entidades (as que se casam) para terem determinados direitos, deveres, e para porventura se protegerem em caso de divórcio.

Um aparte grande, será que se o casamento não protegesse tanto ambas as partes que as pessoas se casavam tanto? Provavelmente não, mas também haveria menos divórcios, não?
"Ah e tal, então ficavam casamentos de fachada" Isso dá uma discussão enorme, não divaguemos, fica para outro dia se for do vosso agrado.

Voltando aos homossexuais, gays, lésbicas, o que vocês lhes queiram chamar. Eu acho que aos olhos da lei eles deveriam poder casar-se. Se as relações deles já quase que se assemelham a casamentos, só falta mesmo assinar no papel... Ninguém vai olhar para eles de maneira diferente por se poderem casar ou não. Acho que algumas pessoas talvez até comecem a olhar para eles com mais respeito, como pessoas capazes de assumir compromissos.

Eu, homem que gosta de estatísticas, gostaria de ver daqui a uns 10 anos a taxa de divórcio de casais homossexuais (se o casamento destes fosse permitido hoje) comparada com os casais heterossexuais. Seria algo interessante e talvez surpreendesse muita gente.

Quanto à adopção.... Assunto mais delicado a meu ver. E talvez muitas pessoas possam ficar surpreendidas com a minha opinião mas cá vai:
Eu apenas acho que ainda é cedo para que casais homossexuais possam adoptar crianças, pelo bem delas, porque pelo que observo da sociedade ela ainda não está preparada para tal. As pessoas olhariam com discriminação crianças adoptadas por casais homo, e isso iria ser prejudicial para elas. Muitas delas teriam potencial para ser mais felizes do que muitas não adoptadas e que vivem em famílias completamente disfuncionais.
O problema é que a sociedade ainda não aceita bem a homossexualidade. No meu ponto de vista é uma questão de dar tempo, como foi uma questão de tempo até se legalizar o aborto (Não digo que estou a favor. Acho que ainda não consegui formar opinião sobre a questão do aborto).
Mas neste caso estou pronto a dizer que acho que os casais homossexuais devem poder vir a adoptar crianças, mas não já. a sociedade não está minimamente preparada para isso. É necessário que as pessoas estejam um bocadinho mais open-minded para que todos consigam viver bem (minimamente bem) com isso.
A discriminação vai existir sempre, mas acho que tende a diminuir. Ainda há pessoas racistas, mas as coisas melhoraram muito. Com os homossexuais é uma questão de tempo até as coisas melhorarem... Mas isso é só a minha opinião.

Deixem a vossa, e mais sugestões para o blog.
Estou à espera do próximo pedido. ;)