quarta-feira, 14 de abril de 2010

Relações

O título relações foi escolhido para ser mais genérico, mas bem que podia ter escolhido o título "Namoros". A verdade é que eu penso que o que pretendo transmitir neste texto se adapta bem aos dois. O namoro não deixa de ser uma relação... e depois também temos as relações de amizade.

As relações envolvem regra geral duas pessoas, pelo menos tento focar-me neste tipo de relações. Como tal significa que deve haver uma ligação. Essas ligações podem ter diferentes intensidades, podem ser mais fortes de um dos lados... podemos até especular, usando a metáfora, até que ponto essas ligações não podem ser mais fracas no meio.

Um ingrediente muito importante para relações novas se fortalecerem em pouco tempo é a empatia. Essa empatia facilita todo o processo de conhecimento e fortalecimento de uma relação. Para solidificar essa relação é preciso confiança. (Na minha opinião a confiança é um pilar essencial das relações amorosas e vem antes do amor ou de qualquer outra coisa.)

As relações só nos fazem crescer. Certas relações podem fazer-nos crescer sendo pessoas piores, mas se estivermos alerta e soubermos tirar o que de melhor uma relação nos pode dar, nós seremos sempre pessoas melhores a cada dia que passa pois cada relação no ensina alguma coisa todos os dias. Mesmo quando não estamos, ou contactamos, com a outra pessoa num determinado dia há sempre algo que podemos aprender disso. Muito facilmente dou um exemplo: quando não falamos com outra pessoa num determinado dia podemos tentar avaliar a falta que essa pessoa nos fez durante esse dia.

As saudades costumam ser um bom indicador da importância de determinada pessoa na nossa vida, embora eu acredite que nem sempre isso é tudo. Quando estamos com essa pessoa podemos efectivamente sentir melhor o que isso nos provoca, pois nada como a presença física para nos fazer sentir aquilo que é mais importante. Muitas vezes só sentindo fisicamente algumas coisas as pessoas têm a percepção da importância disso.

Pausa. Estarei eu a ser demasiado vago? Talvez. Talvez esteja a tentar generalizar uma situação específica e isso pode tornar tudo muito confuso. Não é a intenção. A intenção é fazer perceber que temos de nos relacionar, dialogar, escutar e no fim reflectir.

Como acho que já disse anteriormente neste blog, cada um de nós é uma pessoa diferente consoante a pessoa que nos "avalia". Nesse caso podem não existir ligações mas apenas uma transmissão num só sentido que faz com que a pessoa X tenha determinada opinião de Y. Como uma "relação" de um artista com os seus fãs.

Todos somos diferentes. Cabe-nos saber investir nas relações que trazem mais valor à nossa vida. Valor e felicidade.

A título pessoal, tenho tido rendimentos altíssimos nos investimentos que tenho feito. O retorno tem sido imenso. O mais interessante das relações é que não são nada como o dinheiro. Eu estou a ganhar, mas não estou a ficar com o que é de ninguém, estou a ajudar a criar do outro lado também e saber isso é magnífico.

Infelizmente algumas pessoas pensam que as relações são como o dinheiro. Para ganharmos alguma coisa temos de tirar alguma coisa a alguém. E isso é tão falso. E todos seríamos tão mais felizes se toda a gente percebesse que nas relações pode dar-se sem se ficar com menos, pelo contrário: ao nos darmos, ganhamos.

Para aqueles que me seguem há mais tempo já uma vez disse que os meus textos saem mais caóticos depois de algum tempo de ausência. Preciso de escrever mais. Volto a fazer um apelo para darem temas para eu escrever aqui. Os comentários servem para alguma coisa. E prometo escrever sobre tudo o que me pedirem (depois apenas não digam que não gostaram :P)