quarta-feira, 14 de abril de 2010

Relações

O título relações foi escolhido para ser mais genérico, mas bem que podia ter escolhido o título "Namoros". A verdade é que eu penso que o que pretendo transmitir neste texto se adapta bem aos dois. O namoro não deixa de ser uma relação... e depois também temos as relações de amizade.

As relações envolvem regra geral duas pessoas, pelo menos tento focar-me neste tipo de relações. Como tal significa que deve haver uma ligação. Essas ligações podem ter diferentes intensidades, podem ser mais fortes de um dos lados... podemos até especular, usando a metáfora, até que ponto essas ligações não podem ser mais fracas no meio.

Um ingrediente muito importante para relações novas se fortalecerem em pouco tempo é a empatia. Essa empatia facilita todo o processo de conhecimento e fortalecimento de uma relação. Para solidificar essa relação é preciso confiança. (Na minha opinião a confiança é um pilar essencial das relações amorosas e vem antes do amor ou de qualquer outra coisa.)

As relações só nos fazem crescer. Certas relações podem fazer-nos crescer sendo pessoas piores, mas se estivermos alerta e soubermos tirar o que de melhor uma relação nos pode dar, nós seremos sempre pessoas melhores a cada dia que passa pois cada relação no ensina alguma coisa todos os dias. Mesmo quando não estamos, ou contactamos, com a outra pessoa num determinado dia há sempre algo que podemos aprender disso. Muito facilmente dou um exemplo: quando não falamos com outra pessoa num determinado dia podemos tentar avaliar a falta que essa pessoa nos fez durante esse dia.

As saudades costumam ser um bom indicador da importância de determinada pessoa na nossa vida, embora eu acredite que nem sempre isso é tudo. Quando estamos com essa pessoa podemos efectivamente sentir melhor o que isso nos provoca, pois nada como a presença física para nos fazer sentir aquilo que é mais importante. Muitas vezes só sentindo fisicamente algumas coisas as pessoas têm a percepção da importância disso.

Pausa. Estarei eu a ser demasiado vago? Talvez. Talvez esteja a tentar generalizar uma situação específica e isso pode tornar tudo muito confuso. Não é a intenção. A intenção é fazer perceber que temos de nos relacionar, dialogar, escutar e no fim reflectir.

Como acho que já disse anteriormente neste blog, cada um de nós é uma pessoa diferente consoante a pessoa que nos "avalia". Nesse caso podem não existir ligações mas apenas uma transmissão num só sentido que faz com que a pessoa X tenha determinada opinião de Y. Como uma "relação" de um artista com os seus fãs.

Todos somos diferentes. Cabe-nos saber investir nas relações que trazem mais valor à nossa vida. Valor e felicidade.

A título pessoal, tenho tido rendimentos altíssimos nos investimentos que tenho feito. O retorno tem sido imenso. O mais interessante das relações é que não são nada como o dinheiro. Eu estou a ganhar, mas não estou a ficar com o que é de ninguém, estou a ajudar a criar do outro lado também e saber isso é magnífico.

Infelizmente algumas pessoas pensam que as relações são como o dinheiro. Para ganharmos alguma coisa temos de tirar alguma coisa a alguém. E isso é tão falso. E todos seríamos tão mais felizes se toda a gente percebesse que nas relações pode dar-se sem se ficar com menos, pelo contrário: ao nos darmos, ganhamos.

Para aqueles que me seguem há mais tempo já uma vez disse que os meus textos saem mais caóticos depois de algum tempo de ausência. Preciso de escrever mais. Volto a fazer um apelo para darem temas para eu escrever aqui. Os comentários servem para alguma coisa. E prometo escrever sobre tudo o que me pedirem (depois apenas não digam que não gostaram :P)

12 comentários:

SoNie disse...

Nao diria que o teu texto é vago.
Pelo contrario... tentaste ser objectivo, mas faltou algo .. o brilho que habitualmente costumas colocar.. sem pensar muito :).

Aprendi que as relaçoes sao reciprocas.
Aprendi que a felicidade tb é reciproca.
Aprendi que podemos dar e receber, mas o importante é nao cobrar nada.
Aprendi sobretudo que para qualquer relaçao tens de ter a tua consciencia tranquila,caso contrario, metes os pes pelas maos.

Poderá haver algo mais complexo que as relaçoes humanas?
Ou será simplesmente o ser humano o elemento complexo? :P

Gostava que escrevesses algo sobre "Paixão e Amor" :)

Licas disse...

eu gostava que escrevesses sobre "cara-metade"/"alma gémea" :)

sj disse...

Já andava a pensar que nunca mais escrevias nada! ;)

Por mais que objectivo que se tente ser, é difícil sê-lo quando se trata de sentimentos. Eu gostei do teu texto, não achei vago. É uma reflexão.

Eu ando a sofrer uma crise enorme de SAUDADES... de quem perdi e de quem vou perder em breve...
Acho que as saudades que sentimos reflectem a importância que as pessoas têm para nós, independentemente do tipo de relações que estabelecemos com elas.

Obrigada por escreveres e por me deixares ler! :)

Anónimo disse...

Em todo o texto pareceu-me ler: "Eu gosto de dar o cu ao manifesto, adoro que os outros se aproveitem de mim para que fiquem satisfeitas e no fim de tudo, fico com as dores e as marcas psicológicas de ter apanhado forte e feio no grande buraquinho castanho".
Rapazinho, Rendimento não existe em relações. Tens ma relação com certa pessoa porque precisas, porque não suportas estar sozinho! Se pensas que estás com rendimento, e se os teus "amigos" percebem como eu percebo, diriam: "vai dar uma curva e mete o rendimento no cu, amizade é dar e receber".

Cumprimentos,
Cresce e Aparece

André Meneses disse...

Anónimo, ou Cresce e Aparece como me parece que assinaste:

Em algumas partes compreendo o que escreveste e compreendo o teu ponto de vista. Em outras partes do teu comentário nem percebi muito bem o que quiseste dizer.

De qualquer maneira acho que poderias fazer ver o teu ponto de vista sem usar as comparações que usaste e sem a linguagem que pode ser considerada ofensiva.

Outro ponto que gostava de referir é o teu anonimato. Ao contrário de muitos bloggers eu dou oportunidade às pessoas de se expressarem sob anonimato. Contudo no teu caso entendo que o fizeste de uma forma cobarde apelando ao insulto barato e não revelando os teus verdadeiros motivos.

Cumprimentos,
André Meneses (sim, porque eu não tenho problemas em assinar o que escrevo)

Kelle disse...

"temos de nos relacionar, dialogar, escutar e no fim reflectir"

penso que reflectir devia estar no início da frase.
reflectir antes para não fazer asneiras depois.

**

EAM disse...

É sempre muito bom ler o que escreves. Eu diria que escreves em voz alta, e se te parece confuso, para nós é perfeitamente claro.
Quem diz de forma malcriada, que não existe rendimento em relações e que se tem uma relação com certa pessoa é porque precisa e não suporta estar sozinho, deve ser uma pessoa que não suporta a si própria.
Realmente a amizade é dar e receber, mas a verdadeira amizade é dar sem esperar receber e ter a satisfação e a paz de espírito de estar ao lado do amigo quando ele precisa ou não....
Beijos e continua GRANDE em tudo na vida, como sempre foste.

bandeirante disse...

BANDEIRANTE TAMBÉM DISSE...
Gosto de ler o que escreves, dar e receber ou dar sem esperar receber nada em troca é gratificante, mais ainda quando o que damos faz render algo com uma importância de valor humano.
Não te deixes influenciar negativamente por mal educados porque de certeza eles não tem culpa por serem assim, é algo que já trazem de berço.
UM ABRAÇO.
Bandeirante

Anónimo disse...

Para quem não sabe metade da missa, no fim dela, meia palavra basta....

Se falei, é porque sei. Pensem no que dizem, e no que sabem, e depois, queiram ou não, podem no fim me dar razão.

E sim, nasci mal-educado desde berço, sabem porquê? Dei muito trabalho aos meus pais quando em pequeno.

Cumprimentos,
Cresce e Aparece

André Meneses disse...

Cresce e Aparece,

não consigo perceber se estás a generalizar ou se estás a tentar dizer-me alguma coisa. Mas acredita que não percebi a tua mensagem.

Posso realmente precisar muito de crescer e sei que ainda tenho muito para aprender, mas se há alguém que está a precisar de aparecer aqui és tu ;)

Tem uma boa semana!

Bandeirante disse...

Reafirmo que sou seguidor dos pensamentos soltos,e também dos comentários, à os que se aceitam e os que são sábios e ofensivos mas sem esclarecimentos directos,o autor destes deu muito trabalho aos pais quando no berço, agora quer dar trabalho a quem não lhe é nada,mesmo assim mantém-se no anonimato,isto foi sempre dos corajosos...

Um abraço.
Bandeirante

SoNie disse...

Gostava que escrevesses sobre "Vontade de escrever" :)