segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Terra

Bom, a Terra é o único planeta em que teremos algum dia a oportunidade de viver. Pelo menos na minha geração acho que será impossível. Bom, há sempre as pessoas que vivem no espaço por algum tempo, os astronautas, mas esses são um caso à parte.

Eu considero a Terra um planeta maravilhoso que nos proporciona imagens únicas, ímpares. Acho que este planeta no seu esplendor me proporcionou as imagens mais bonitas que algum dia verei.

É óbvio que tudo isto é muito relativo como sempre, porque o homem muitas vezes tem a sua quota parte na grandiosidade daquilo que vemos. Neste momento por exemplo, estou a olhar para uma paisagem que eu considero bonita. Essencialmente por se tratar de uma das alturas do dia que mais aprecio. O pôr-do-sol. Ou lusco-fusco como alguns gostaram de classificar ;) Mas esta paisagem que observo está catalisada pelas luzes brilhantes que vejo ao fundo. Reflectindo num Rio Douro magnífico e calmo.

Ainda assim. Nada como observar o sol a descer sobre o mar imenso e infinito. A reflectir toda a sua grandiosidade nas águas lisas... A toldar o céu de cores púrpuras e lilases, com um tom alaranjado....

Ou o nascer do dia, ao pé de um campo num dia de Verão onde começamos a sentir o calor a subir da terra, começamos a cheirar as flores que deslumbram a paisagem ou a ouvir o chilrear incessante das aves que nos cercam.

Já não menciono as raridades que podemos observar por esse mundo fora e que a maioria delas nunca terei oportunidade de observar sem ser por fotografias ou imagens na televisão.

Considero-me um romântico. E sem dúvida que todas estas paisagens podem puxar ao romantismo. Não necessariamente, mas se estivermos apaixonados, como conseguiremos desassociar estas imagens de um momento com a nossa cara-metade.

Amo este planeta. Ele me pôs no mundo, ele me vai guardar quando a minha alma não habitar o meu corpo. E por tudo isto, obrigado Terra!

Sem comentários: