sexta-feira, 30 de maio de 2008

A vida, o amor, a paixão

Alguém sabe o que são?
Por favor, que o escreva nos comentários, estou desejoso de o saber!!!

Vida: existência; (entre muitas outras definições)
Amor: viva afeição que nos impele para o objecto dos nossos desejos; (entre outras também)
Paixão:
sentimento excessivo; (havia outras engraçadas, como vicío dominador ou alucinação)

Alucinação. A paixão é uma alucinação. Gosto desta. A paixão cega-nos. Ela tira-nos do sério. Faz perder a noção da realidade. Tolda-nos a vista com um mundo diferente daquele a que estamos habituados.
Na maioria das vezes funciona como uma droga. Queremos sempre mais. Temos de a conseguir a todo o custo. Tem um efeito temporário (dependendo da pessoa, ou pessoas envolvidas pode demorar mais ou menos).
E depois, quando ficamos sem essa droga, quando deixamos de nos poder alimentar dela, são dores horríveis, espasmos que não conseguimos suportar. Que deixam cicatrizes profundas.

Nunca me droguei, não o penso fazê-lo. Senão de paixão. Posso drogar-me com paixão. Posso? Tenho uma pergunta melhor... Devo??

Porque eu penso. Quem está apaixonado e sofre... Quer sofrer de novo? ou... "Desta vez será diferente..."

Agora não sei, não quero saber. Digam-me vocês.

Amar. Amor é um sentimento muito mais nobre, muito mais verdadeiro, muito mais lúcido, muito mais real! Eu AMO! Os meus pais, a minha família, os meus amigos. Amar um mulher? Já amei com certeza. Voltarei a amar? Não sei. Não sei se voltarei a amar... "és louco, claro que voltas a amar!"... Pode ser que sim, mas não sei sequer se vou viver pra isso. Posso morrer amanhã num qualquer acidente....

Já sei que estou a ser pessimista. As odds estão do meu lado.

E aí chegamos à vida. Paixão, Amor, Vida.
Porque toda a vida é amor e paixão. E gira em torno do amor e da paixão. E nós amamos e nos apaixonamos e vivemos e amamos e nos apaixonamos e andamos nesta roda viva de sentimentos.

Sem amor? Mais vale nem viver...

2 comentários:

Jorge Pessoa e Silva disse...

Meu caro, acho bem que sejas ousado nos desafios que lanças mas não nos peças o impossível. Não, não há uma resposta para o que são Amor, Vida e Paixão. Porquê? Porque as respostas só chegam a quem faz as perguntas enquanto caminha. Antes de me fazer à estrada não há hipóteses. Depois, porque não há respostas individualizadas. Amor, Vida e Paixão, são, afinal... três faces da mesma moeda.

Filipa Sousa disse...

Para mim, Amar, Viver e Paixão, são todas elas palavras que se complementam.
Com todas elas sofremos, fazemos sofrer alguem, magoamos, saímos magoados, aprendemos, fazemos alguem aprender, perdemos a razão, a lucidez, etc. Eu já senti tudo isto, provavelmente sem intenção já fiz alguem sentir o mesmo, mas a vida, o amor e a paixão, são mesmo assim, algo que todos queremos e ansiamos ter sempre, não acreditamos ou não queremos acreditar que algo vai correr mal. Nem sempre corre mal é bem verdade, comigo correu mal, ainda assim comtinuo a querer,Amar, Apaixonar-me e acima de tudo Viver.

Bj