domingo, 25 de outubro de 2009

Partilha

Não tenho intenção de falar da partilha pela partilha.
Tenho intenção de falar da partilha enquanto parte integrante da felicidade.

Tenho feito pequenas reflexões acerca do meu último post, a Felicidade. Como se pode atingir uma verdadeira felicidade, tudo isso. E ponho-me a pensar no meu caso específico pois analisando mais profundamente não sei se todas as pessoas sentem isto da mesma maneira.

Bom, o que quero dizer é o seguinte... um momento de felicidade não sabe muito melhor se for partilhado com aquelas pessoas que nos dizem alguma coisa? Não se trata de uma questão de exibição, de orgulho, vaidade ou superioridade. É simplesmente poder partilhar um pouco da nossa felicidade com outra pessoa.

Eu por exemplo tenho a sensação que, quando me acontece algo que me deixa extremamente feliz, se o partilhar com alguém que amo e se sentir que isso fez essa pessoa mais feliz um bocadinho por mim eu fico ainda mais feliz.

A questão é se toda a gente pensa da mesma maneira. Se toda a gente sente da mesma maneira... Até que ponto é que uma pessoa que nós amamos (e vamos partir do princípio que ela nos ama também) vai ficar mais feliz com algo que nos está a fazer feliz? Até que ponto essa pessoa nos ama verdadeiramente se não fica feliz com algo que não nos faz feliz?

Talvez são questões que não possam ser generalizadas e que teriam de ser analisadas caso a caso. Ainda assim mantenho a minha posição. Conseguir partilhar felicidade e sentir que há reciprocidade de quem recebe a nossa felicidade é aumentar exponencialmente a nossa própria felicidade.

O Amor ainda assim é uma peça chave para que tudo isto faça sentido. O Amor comanda a vida. Não terá sempre sido assim e não irá ser sempre assim?

3 comentários:

SoNie disse...

Gosto de partilhar.
E partilho do sentimento que a partilha apenas consegue trazer 2 coisas, mais partilha e mais felicidade.

No entanto, até mesmo a partilha tem de ser medida. Nao se pode partir do principio que quanto mais se partilha mais felicidade se tem ... porque isso pode trazer alguns futuros dissabores.

Agora se partilhamos com quem nos ama e com quem amamos e confiamos, sem duvida que o conceito e parte integrante da felicidade suprema.

Um pensamento solto de nível. [Parabens]

sj disse...

Eu penso que, embora cada pessoa sinta as coisas de forma diferente, no fundo, somos (salvo o erro da generalização) todos iguais. Quando amamos alguém (seja qual for o tipo de amor de que se fale), ficamos felizes pela sua felicidade e pelo facto de essa pessoa partilhar connosco a sua felicidade. Do mesmo modo, precisamos de partilhar aquilo que nos vai fazendo feliz com as pessoas de quem gostamos e que gostam de nós. Não só porque sabemos que vão ficar felizes por nós e connosco, mas sobretudo (acredito que é sobretudo) porque sabe a muito pouco (para não dizer que não tem sabor...) ter uma pequena vitória diária e não ter ninguém com quem a partilhar...
Precisaremos sempre de amar alguém porque, por mais irracional e inexplicável que o amor seja, sem amor seremos vazios e o sol não aquece da mesma maneira.

EAM disse...

A felicidade que eu sinto quando te vejo sorrir, quando te sinto feliz, é o melhor que a vida pode me dar.
A única explicação que eu tenho pra isso é o Amor que tenho por ti, o que vem confirmar o que dizes.
Uma grande Beijoca da tua EAM.