sábado, 26 de dezembro de 2009

Cancro

Eu estou a passar pela experiência de ter cancro.
Não é o fim do mundo, não é fácil.
Não é fácil ter cancro nunca, não é fácil estar doente nunca.
Quanto mais novo se é, mais difícil fica de se aceitar que se tem cancro.

Cancro. Um tumor maligno formado por uma multiplicação anormal de células de um tecido de um determinado órgão.

Ora se existem factores de risco para alguns tipos de cancro, o mesmo não acontece para outros. Se há cuidados que se podem ter para evitar ter certos tipos de cancro, eu nada pude fazer para o evitar. E no entanto ele veio. No meio da minha impotência tive de aprender a lidar com ela. A mais uma vez pensar na morte, no fim.

Quase desde o começo que tive noção que eu sairei disto completamente curado, mas ainda assim existem sempre, sempre, em algum momento alturas em que pensamos nos piores cenários.

Desde o início que o meu maior medo era a quimioterapia. Por tudo o que tinha ouvido falar dela, pelos seus efeitos agressivos e por ter de lutar contra o meu corpo para derrotar algo que ele tinha de errado.

A cirurgia foi a parte fácil. A quimioterapia foi necessária. Ainda não acabou mas está perto de terminar. Sinto-me um afortunado por ter tido o apoio de todas as pessoas que me rodeiam e de mais algumas que estão mais distantes, não só fisicamente... (essas por vezes são as que estão mais perto) mas pessoas que à partida considerava mais distantes.

A palavra "cancro" assusta muita gente. Assustei-me sim. Mas acho que consegui ser suficientemente forte para enfrentar esta luta e ainda assim pensar que há tanta gente pior que eu... que vivem a vida numa luta contínua sem verdadeiras hipóteses de saberem se um dia haverá uma cura para elas... se algum dia poderão continuar as suas vidas sem ter de carregar o fardo do cancro com elas.

Lições de vida? Crescer? Sair desta situação uma pessoa diferente?
Apenas vou sair desta apreciando muito mais as coisas boas da vida e muito mais ávido de as viver. De não desperdiçar uma oportunidade de ser feliz e de aproveitar a minha juventude e a minha saúde enquanto elas me acompanharem.

Por fim um obrigado. A todos quantos estiveram comigo de alguma maneira. Quanto mais não seja por terem tido o simples pensamento "Espero que ele fique bom depressa".

9 comentários:

Licas disse...

Estou estupefacta :o
Não fazia a mínima ideia que isto podia estar a acontecer contigo :x

Fico feliz de saber qe estás a melhorar, aos poucos :)

Sei que a dor deve ser imensa. A minha tia morreu de cancro, o meu avô morreu de cancro e o meu pai teve cancro nas cordas vocais mas parece que está curado :(

se precisares de alguma coisa, seja o que for, estou aqui.

Sei que não me conheces, mas podes contar comigo.

Um beijinho*

Inês Mendes disse...

O teu exemplo ajudará muita gente. Não tenhas dúvidas disso. Aconteceu, e temos de viver da melhor maneira com isso. Senti-o quase na pele quando à bem pouco tempo recebi a noticia que a minha mãe também tinha cancro. Foi a olhar para ti que me apercebi que não é o fim do mundo, é só uma barreira. E como qualquer outra barreira pode, e vai ser ultrapassada. Obrigada. :)

Mário disse...

Caro André.

Por entre conversas de guitarras, gibsons, fenders e Ibañes não consegui escrutinar o teu estado de espírito. Os olhos são o espelho da alma, e esse é o mal das conversas virtuais.
Também não tenho uma relação de conhecimento mutuo e proximo contigo, estou contigo de vez em quando; mas como é evidente isso não impede que eu nutra por ti um enorme respeito e consideração. Esse respeito permite-me, nesta situação, fornecer-te todo o apoio que me é possível, e dizer-te que és um gajo de coragem porque de facto passar por este tipo de situações não é de todo fácil.

Assim, espero e desejo que ultrapasses esta barreira da melhor maneira possível e desejo-te também as rapidas melhoras. Concerteza irás sair curado disso.

Um Abraço.

Marcelo Bateira disse...

Sei k no msn disseste pra ler e n comentar, mas é imposível passar aqui e não dizer alguma coisa.
Tenho tentado acompanhar a tua situação e fico feliz de finalmente tudo isto estar a terminar. És uma lição para muita gente, não só para os que têm esse problema mas para todos aqueles que tentam sair de um mal e não encontram forças pra tal. Apesar de não tarmos mtas vezes juntos considero-te uma bom amigo, até pk no passado já me estendeste uma mão e n me eskeço disso. Espero que tudo volte a ser como era e que isto seja apenas uma nuvem a encobrir um céu bem limpo e azul na tua vida.
Abraço

SoNie disse...

Como seria capaz de nao comentar...?!?
Meneses ... és capaz de não ter noção, mas realmente mostraste a mim e certamente a muita gente que não só tens força interior, como exterior.
Porque graças a ti e à tua postura que acredito que o cancro se tornou menos doloroso para quem te visitou, para quem te acompanhou e especialmente para a tua familia.
No teu lugar, não faço ideia como reagiria, mas de todo podias esperar de mim uma reacção como a tua.
Sempre bem disposto, alegre, a pensar no melhor, a convencer-se de que realmente tudo na vida passa... qualquer dor com o tempo ... passa!
Mostraste-me isso e muito mais!

És o verdadeiro exemplo de coragem e determinação. Positivismo e esperança!

Gosto muito de ti... e só desejo o melhor para ti... sabes porquê?
Porque mereces MUITOOOOOOOOO :D !! ***

sj disse...

É impossível não comentar e, ao mesmo tempo, não há palavras que digam o que se quer dizer...

Força e coragem! Tenho a certeza que vais vencer isso! Estamos aqui à tua espera! :)

Unknown disse...

André, momentos difíceis esses que viveste, é fácil adivinhar e lê-se nas tuas linhas. Mas também se lê que, passada a tempestade, é tempo de preparar as alfaias e endereçar o futuro. Não sei se é um futuro diferente: é como dizes, o importante é não desperdiçar as oportunidades de cada momento da vida... com a alegria que sempre tiveste e te reconhecemos! Abraço do amigo A. Augusto de Sousa

Márcio OLiveira disse...

André sabes qual é a Probabilidade de saires desta situaçao?! 100% e não precisos sequer Cálculos ;).. basta juntar caracteristicas que já possuis: caracter, força de vontade, confiança, inteligencia entre outras. Posso não estar muito ctg mas o simples pensamento que tenho não é "Espero que ele fique bom depressa" mas "Ele vai ficar bom depressa!".

Um abraço de muita força e kk coisa Sou o márcio Oliveira e tens os meus contactos;)..

PS. A parte do nao comentar, tu nao mandas! hehe;)

Liliana Sofia disse...

Força nisso andré :)
Vou sabendo pela tua irmã cm vão correndo as coisas e confirmo com este post qe "Vais ficar bom depressa"..
Por mto qe se qeira escrever, por mto qe se qeira dizer...faltam sempre palavras e ainda por cima em situações como estas parece qe as malditas fogem..seja como for mais qe palavras,frases ou ate' versos bonitos interessa qe saibas qe estamos tdos contigo.."mesmo aqeles qe considerava mais distantes" :)
Um beijinho bem grande,kika*