
Está bem, está bem. Tecnicamente a lua cheia foi no dia 31 de Dezembro de 2009, mas ela também não "esvazia" assim tão depressa.
Dei por mim a tentar tirar significados deste facto. Do facto de entrarmos em 2010 com a lua cheia. E é claro que isso não pode dizer nada, mas pode iluminar-nos para tirarmos algumas conclusões acertadas acerca da vida.
Iluminar. A lua não tem propriamente uma "função". Isto é, ela é responsável por um determinado número de eventos que acontecem no nosso planeta Terra como a subida ou a descida das marés. Também podemos dizer que a lua nos ilumina de noite, quando o sol já se pôs.
Nem sempre ela está num estado que permita iluminar o nosso caminho da maneira que precisamos, e muito menos costuma entrar em nossa a casa como faz regularmente o Sol.

Nós também nos caracterizamos por termos diferentes fases. Não tão regulares como a lua, que mais ou menos todos os meses volta a passar pelo mesmo estado. Mas também temos as nossas fases mais acesas e as nossas fases mais apagadas. E depois ainda temos as nossas fases em que tentamos mostrar a nossa luz, mas que por efeito de alguma "nuvem" não conseguimos.
O Sol é diferente. Embora a tecnologia ainda não nos permita tal feito já é possível, num avião tentar perseguir o Sol. Tentar seguir a sua luz à volta do mundo. Não que isso nos ajude particularmente de alguma forma, mas ajuda à minha metáfora... :) Por mais que demos voltas à Terra não vamos conseguir extrair a luz da lua se não for a altura dela.
Tantos ensinamentos que se podem tirar com a lua. Há momentos iluminados, há momentos escuros. Os momentos escuros são todos eles inevitáveis, ainda assim, podemos recorrer ao Sol durante o dia, para pelo menos nos mostrar alguma claridade. Esses momentos escuros levam o seu tempo a passar e a dar lugar aos momentos mais claros. Mas esse é o ponto importante. Os momentos claros e iluminados, cheios de esplendor, também existem.

Cabe-nos a nós aproveitar cada segundo do esplendor dos momentos iluminados que a lua tem para nos dar. E mesmo que ela esteja parcialmente encoberta pelas nuvens, ou não reflicta todo o seu potencial à conta da sombra da Terra, ela tem sempre alguma luz e beleza para nos dar.
Desfrutemos então cada pedacinho de luz sempre que for possível, pois nos momentos de total escuridão, quando nos sentirmos impotentes, termos sempre a lembrança dos momentos esplendorosos de luz que tivemos o privilégio de observar e a certeza que, mais hora menos hora, mais dia menos dia, vamos ter a oportunidade de voltar a ver esses momentos de luz. Só nos cabe a nós não os desperdiçar.
Obrigado à lua por ter entrado em 2010 com todo o seu esplendor e me ter ensinado estas lições tão preciosas. Ou pelo menos me ter feito reflectir sobre elas, quando na tarde do dia 1 de Janeiro de 2010 espreitou pela janela do meu quarto e me disse "Olá!".
Espero que o 2010 de todos seja iluminado como o é a lua no momento em que digito estas palavras!
;)
11 comentários:
espero que o teu 2010 também seja iluminado :)
Não como a lua, mas sim como sol :D
Pude ter o privilégio de ver o brilho da lua cheia diante do mar...êxtase é a palavra apropriada para caracterizar o sentimento do momento.Perfeita, a lua é sexy.
Quantrto ao seu comentário lá no blog, devo tomar como um elogio?Assim prefiro...rsrs.
Quanto a limpar a mente vc tem razão e concordo que de fato ela divaga.
Abraço e apareça mais, divague tbm.Rs.
"Mostra-me o teu lado lunar..."
"Toda a alma tem uma face negra..nem eu nem tu fugimos a regra..."
O teu post fez-me recordar a musica do Rui Veloso.
Contudo, apesar do teu texto estar perfeito ... falta apenas acrescentar ou divagares sobre o fenomeno do Eclipse lunar... :) quando todos os astros se encontram em linha ... sol, lua e terra... :)
Apesar da sua raridade trata-se de um acontecimento muito "esperado" e desejado por todos.
Gostava de ler a tua "metáfora" sobre o assunto ;) !!
* * *
Olá.. Entrarmos o ano com lua cheia é na minha opinião ( e porque adoro The Moon), é algo muito bem, significa maior atracção de campos magnéticos naquilo que queremos, entre nós e o mundo. Lua minguante poderia seria um decrescer ao longo do ano, e a Lua Crescente um aumento ao longo do ano aos poucos. Sobre a Lua Nova, quase que aposto que em 2012 ou em 2014 o ano começará com Lua Nova, o significado de um novo ciclo de "vida" a acontecer. Agora só me falta pesquisar o que acabei de dizer sobre a Lua Nova naqueles dois anos.
Bem, como de facto indiquei... http://kalender-365.de/calendario-lunar-pt.php?yy=2014 dia 1 de janeiro de 2014 é Lua Nova.
meu amigo de sempre...
...posso dizer k n é facil pa mim escrever depois de ter lido atentamente o teu blog palavra a palavra e incluindo a emoção por mim conhecida....
sinto-me impontente no facto d kerer ajudar e estar bem mais perto de ti e a vida n facilitar as coisas...
sinto-me impotente quando penso k existem milhares de pessoas a passar pelo mesmo k tu e nada poder fz pa que isso nao aconteça...
o mais curioso e que só nos apercebemos desta realidade qd nos acontece a alguem muito proximo e muito kerido parece k outro mundo outra realidade nos aparece a frente....
admiro toda a tua força e toda a tua coragem tb d ti n esperava outra coisa...
ha uma coisa, adorei o teu ultimo pensamento e tu bem sabes porquê...
é de muito bom gosto dedicar um momento para reflectirmos sobre akilo k estamos perante todos os dias mas pouco valor damos, isto pk estamos consumidos com o nosso ego ou mm c os problemas do quatidiano...
sabes algo k referis-te e é bem verdade todos nos temos fases como a nossa kerida lua... mas ninguem neste mundo tem a capacidade de soltar tantos suspiros e proporcionar momentos romanticos como ela... ja me estou a estender demais nas minhas palavras mas espero k com isto td saibas k te adoro e k és dos meus amigos k esteja onde estiver estaras sp no meu coração...
... beijinhos cheios de carinho
«A Lua (dizem os ingleses),
É feita de queijo verde.
Por mais que pense mil vezes
Sempre uma ideia se perde.
E era essa, era, era essa,
Que haveria de salvar
Minha alma da dor da pressa
De... não sei se é desejar.
Sim, todos os meus desejos
São de estar sentir pensando...
A Lua (dizem os ingleses)
É azul de quando em quando.»
Fernando Pessoa
A lua, quer brilhe cheia, quer espreite apenas com um fiozinho de luz, sempre foi a minha confidente e sempre me trouxe aquela sensação de conforto e esperança que a expressão "uma luz ao fundo do túnel" transmite. Também sinto como um sinal de bom agouro (embora não acredite nessas coisas :P) o facto de 2010 ter começado com uma linda lua cheia a "aquecer" uma noite bem fria!
Olá. Ando a tentar comentar mas não consigo. Andas "preso" porquê?
Exacto. Cancro de quê?
não. mas adoro a voz da Inês.
e acho-a mesmo fofinha :'D
mas o Filipe é o Filipe *.*
Olá!
Não vou comentar o teu post da Lua porque já te dei a minha opinião sobre ele.
Tou aqui para te dizer que me inspirei em ti e criei um blog =D
Espero que tenha ideias para postar mais coisas lá e não o deixar abandonado =P
Depois tens de me ensinar os truques disto ;)
Bjinhs
Enviar um comentário